A primeira partida de Goran Ivanisevic em solo brasileiro teve final feliz para o croata. O campeão de Wimbledon/2001 conquistou a torcida, teve seu nome gritado por parte do público e saiu de quadra com uma vitória por 6/4, 3/6 e 10/6. O resultado coloca Ivanisevic na final do Rio Champions, importante torneio de veteranos disputado na Cidade Maravilhosa.
A decisão será disputada a partir das 19h (de Brasília), no Maracanãzinho, e será contra o espanhol Carlos Moyá, campeão de Roland Garros em 1998 e ex-número 1 do mundo. Logo depois da partida, Gustavo Kuerten enfrentará o espanhol Alex Corretja em uma reedição da final de Roland Garros/2001 - que terminou com o terceiro título do brasileiro em Paris.
Depois da vitória sobre Meligeni, Ivanisevic festejou o apoio do público e disse que precisava de uma tática especial para conquistar a plateia carioca.
- Acho que torceram por mim porque eu dei algumas bolas para eles. Eu vim jogar contra um brasileiro, então precisava de alguma vantagem. Joguei algumas bolas e eles gritaram meu nome. Foi legal - disse o sorridente croata.
Ivanisevic teve coisas boas a falar sobre o povo brasileiro. O ex-número 2 do mundo disse que o Rio de Janeiro lembrou da região onde mora na Croácia. As únicas críticas foram em relação ao trânsito e ao clima, que não ajudou.
- Hoje, passei quatro horas no carro. Eu esperava mais sol no Rio, mas espero que mude amanhã. Fora isso, é um ótimo país. As pessoas são muito tranquilas e nunca estão na hora. Dizem 11h e chegam às 12h, são muito felizes, estão o tempo todo rindo - disse.
No primeiro set, Ivanisevic impôs seu saque. Depois de quebrar o serviço de Meligeni logo no começo da partida, o croata seguiu disparando aces e confirmando seu saque até fechar a parcial em 6/4.
A partida teve vários momentos divertidos, com Meligeni rindo da dificuldade em devolver o saque do rival e Ivanisevic tentando conquistar a torcida. O croata até jogou bolas para o público durante a primeira parcial.
Quando o segundo set começou, a história foi outra. Meligeni enfim conseguiu uma quebra e manteve a dianteira até fechar a parcial e forçar o match tie-break. Parte do público tentou empurrar o croata com gritos de "Goran, Goran", mas não adiantou.
O game de desempate começou com um erro não forçado de Ivanisevic, mas Meligeni desperdiçou a vantagem ao cometer uma dupla falta e deixar o placar em 3/3. O croata tomou a dianteira e fez dois aces seguidos para abrir 6/3.
Pouco depois, entretanto, uma dupla falta do visitante colocou Meligeni de volta na disputa (6/6). O brasileiro, porém, não aproveitou. Jogou uma esquerda para fora e outra na rede, cedendo três match points (9/6). No primeiro deles, Meligeni devolveu para fora e viu o croata comemorar a vitória e a vaga na final.
Não deu para Marcos Daniel. O brasileiro foi superado por Carlos Moyá na noite desta sexta-feira, no Maracanãzinho, e deu adeus ao Rio Champions. O espanhol, ex-número 1 do mundo, fez 6/3 e 6/4 e avançou à final do torneio de veteranos.
O campeão de Roland Garros em 1998 agora espera para conhecer seu adversário, que sairá do jogo entre o brasileiro Fernando Meligeni, atual campeão do Rio Champions, e o croata Goran Ivanisevic, vencedor de Wimbledon em 2001.
O primeiro set foi equilibrado até o sétimo game, sem chances de quebra. No oitavo, o brasileiro lutou e salvou dois break points, mas não teve como alcançar a paralela de direita que deu a quebra decisiva para Moyá. O espanhol, em seguida, sacou e fechou o set com um ace: 6/3.
No segundo set, Daniel sentiu dores no ombro direito - o mesmo que forçou sua aposentadoria - e não teve como reagir. Subindo mais à rede, o brasileiro foi vítima de duas passadas seguidas no sétimo game e perdeu o serviço. Moyá abriu 4/3 e não deu mais chances.